Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo lança Acervo Psicanalítico Revisitado

É possível mensurar a evolução da psicanálise no Brasil a partir da produção científica publicada nos últimos 73 anos? A resposta é sim. O Acervo Psicanalítico Revisitado: Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo – vol. 1 traz 26 artigos assinados por integrantes do corpo societário, sob a curadoria da psicanalista Yone Vitorello Castelo. Em 1951, a Sociedade passa a pertencer à International Psychoanalytical Association – IPA, e esse foi o recorte para a data de início dos artigos selecionados, tendo ao lado artigos mais recentes que avaliam os mesmos assuntos, compondo uma amostra significativa da produção de textos psicanalíticos no decorrer das décadas. A seleção reflete uma parte do patrimônio de conhecimento da instituição, em constante movimento de expansão, desde os estudos das teorias freudianas formalizados com a presença, em 1937, da primeira psicanalista no Brasil, Adelheid Lucy Koch.

“Optamos por publicar textos escritos no passado, expressivos das várias tendências teóricas dos autores, e os escritos sobre os mesmos temas no presente, aguardando por novas expansões no futuro. Dessa maneira, esta publicação revela a qualidade do acervo da Sociedade como produção cumulativa do conhecimento vivo e estimulante”, destaca a organizadora Yone Vittorello Castelo, membro da SBPSP.

Alguns dos mais proeminentes nomes da psicanálise oferecem suas perspectivas únicas e esclarecedoras sobre uma variedade de temas relevantes para a área. São, ao todo, 26 autores, cada um deles adicionando sua expertise e experiência para enriquecer esse acervo, oferecendo novas visões e insights sobre as complexidades da mente humana. Ou seja: o volume é dividido em duplas de textos, onde um traz a produção escrita de algumas décadas atrás e seu contraponto, com outras proposições. 

Dessa forma, como apontado na orelha do livro, sua leitura propicia experiências de várias ordens, a todos os interessados em psicanálise: pesquisa conceitual, realização conceitual dos autores, reflexões expansivas dos temas. Há, também, uma rica bibliografia apresentada com autores da literatura, filosofia e psicanálise.

Os artigos que compõem o Acervo Psicanalítico Revisitado são:

1 – O Messias, por Yutaka Kuho
2 – A misteriosa conjunção das forças de vida e de morte, por Julio Frochtengarten
3 – Eu vi um balão no céu!, por Laertes Moura Ferrão
4 – Eu vi um balão no céu, passados 45 anos…, por Evelise de Souza Marra
5 – O aspecto transicional do fenômeno de transferência na situação analítica, por Lygia Alcântara do Amaral
6 – Transicionalidade na clínica psicanalítica – desafios, por Rahel Boraks
7 – O objeto psicanalítico, por José Longman
8 – Objeto psicanalítico, sujeito oculto, por Ester Hadassa Sandler
9 – Melanie Klein, por Felix Gimenez
10 – Felix Gimenez como professor e introdutor dos conceitos kleinianos na SBPSP, por Elizabeth Lima da Rocha Barros
11 – Considerações sobre a análise de uma personalidade psicótica, por Judith S. T. C. Andreucci
12 – Judith Andreucci, uma psicanalista adiante de seu tempo, por Marisa Pelella Mélega
13 – Imitação e alucinação em psicanálise, por Frank Julian Philips
14 – O desconhecido em busca de um intérprete analítico, por Arnaldo Chuster e Cassio Rotenberg
15 – Algumas considerações a propósito da pré-monição, por Jamil Signorini
16 – O pronto mental, por Sergio S. Kaio
17 – Significação e sentido expressivo na sessão analítica, por Isaias Melsohn
18 – Significação e sentido, por Marilsa Taffarel
19 – O resto é sonho (Ainda sobre a neutralidade de analista), por Odilon de Mello Franco Filho
20 – O resto é sonho e o sonho que resta, por Regina Weinfeld Reiss
21 – Algumas considerações sobre o modelo relação médico-paciente numa situação analítica, por Persio Osorio Nogueira
22 – Conjecturas sobre a experiência psicanalítica com base na utilização de um modelo médico-paciente, por Carmen C. Mion
23 – Teoria dos campos, por Fabio Herrmann
24 – Teoria dos campos, em sua história, por Leda Herrmann
25 – O sentimento de culpa na cultura atual, por Isaías Kirschbaum
26 – O sentimento de culpa, por João Carlos Braga

Relíquias essenciais
A capa da obra reproduz o manuscrito do pioneiro da Psicanálise no Brasil, Durval Marcondes, um dos fundadores da SBPSP nos anos 1950, e sua surpresa ao ter uma carta respondida por Freud, em 1926.

Acervo Psicanalítico Revisitado destina-se a uma ampla gama de leitores, incluindo profissionais e estudantes de psicologia, psicanálise, psicoterapia e áreas afins. “É uma leitura essencial para aqueles que buscam aprofundar seu conhecimento sobre a teoria e a prática psicanalítica, bem como para todos os interessados em explorar as profundezas da mente humana”, finaliza Yone.

Ficha Técnica
Acervo Psicanalítico Revisitado: Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo
Organização: Yone Vittorello Castelo
1ª edição, volume 1
Ano: 2024  
264 páginas
Preço: R$ 90,00
ISBN: 978-65-982142-0-3
Editora: Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo
À venda em: www.sbpsp.org.br/livros/acervo-psicanalitico-revisitado/

Sobre a SBPSP

A Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo – SBPSP, filiada à International Psychoanalytical Association – IPA desde 1951, é formada por um grupo de psicanalistas unidos com o propósito de promover o desenvolvimento da Psicanálise, propiciando um ambiente fértil e vivo de aprendizado e de interlocução entre seus membros e com outros campos do conhecimento e da cultura. Conta com 524 membros efetivos e associados e 364 membros filiados vinculados ao Instituto de Psicanálise, braço encarregado da formação de novos psicanalistas. Seus membros têm participação ativa no cenário nacional e internacional da Psicanálise e na vida associativa, também por meio da Federação Brasileira de Psicanálise – FEBRAPSI e da Federação Psicanalítica da América Latina – FEPAL. www.sbpsp.org.br

Amantes de Palavra reúne cartas de Betty Milan e Neide Archanjo

A correspondência entre Betty Milan (1944) e Neide Archanjo (1940-2022), durante um lapso de 10 anos, entre 1982 e 1992, marcou a vida das duas, tanto no campo pessoal quanto no profissional. Uma médica, psicanalista e escritora e a outra advogada, psicóloga e poeta, que determinou a realização pessoal de ambas. Betty, mesmo morando fora, conseguiu vir ao Brasil e Neide ir à França tantas vezes quantas foram necessárias para que se tornassem amigas inseparáveis. É o que se depreende das cartas publicadas agora pela Ibis Libris, com projeto gráfico de Luiz Stein. Trinta anos se passaram desde a última carta guardada e o frescor das ideias e a emoção ali contida continuam frescos como no momento em que foram escritas. Neide e Betty se conheceram no I Festival das Mulheres em SP, organizado por Ruth Escobar, em 1982, e continuaram a se ver, falar e escrever, trocando livros e impressões até o final da vida de Neide, em janeiro de 2022, mas, aqui, temos o embrião desse relacionamento, que poderia ter acontecido com qualquer pessoa, mas torna-se específico quando se trata exatamente dessas duas escritoras. As cartas têm o condão de nos levar ao momento de sua escrita e de perpetuar a voz, as palavras, o impulso de quem as escreveu. A permanência da palavra é o que nos torna humanos, e poder compartilhar este momento amplia ainda mais a importância do que foi vivido por estas duas mulheres.

Júlio Diniz explica em seu prefácio:

Amantes da palavra – correspondência literária não se resume à troca de cartas entre Betty Milan e Neide Archanjo, mas nos ajuda a compreender as transformações históricas, estéticas, afetivas, políticas e socioculturais de 1982 a 1992, período da escrita e leitura das missivas. Mesmo percebendo o entrecruzamento dos temas abordados, trata-se do encontro de duas maneiras de olhar o mundo, de duas formas de entender a existência, de duas mulheres que grafam as suas vidas a partir da sedução e tentação que as palavras provocam. De Paris para o Rio, do Rio para São Paulo e de volta para Paris, as duas amigas escritoras realizam uma verdadeira cartografia de desejos que faz da vida uma invenção narrativa, uma viagem autobiográfica (ou talvez autoficcional) que só se ergue com a mão, a voz e o corpo da outra no jogo. Não há possibilidade de ler este conjunto de cartas sem pensar que Neide se constrói na tessitura fraterna de Betty e que esta se completa na cumplicidade poética de Neide.

AMANTES DA PALAVRA

correspondência literária

ISBN 978-85-7823-359-4 228 p.
16x23cm
Brochura
R$ 50,00

VIII Jornada sobre Autismo da SBPSP

A Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) promove em 13 de abril a VIII Jornada Sobre Autismo da SBPSP – Atualizações em Autismo, voltada para profissionais e graduandos nas áreas de Saúde e Educação. Essa edição contará com a participação do médico italiano Filippo Muratori, especialista em neuropsiquiatria e psiquiatria infantil, que fará uma apresentação on-line.

Em pauta, diversas atualizações sobre autismo, em conversas com os profissionais mais destacados nessa atuação no Brasil. O evento trará palestras de psicanalistas da SBPSP representantes do Grupo PRISMA de Psicanálise e Autismo (GPPA) discorrendo sobre “Contribuições para a clínica de autismo”, “Na trilha do arcaico: introduzindo o prisma psicanalítico”, “Revisitando a clínica do autismo” e “Atualizações em autismo”. Os painéis serão conduzidos por Alicia Beatriz Dorado de Lisondo e Fátima Maria Vieira Batistelli, Mariângela Mendes de Almeida, Maria Thereza de Barros França, Regina Elisabeth Lordello Coimbra e Maria Lúcia Gomes de Amorim, respectivamente.

“Durante a Jornada atualizaremos os presentes sobre as mais recentes práticas que envolvem a psicanálise no atendimento a pessoas com autismo, como a interface com estudos neurocientíficos, avanços na possibilidade de intervenção oportuna desde muito cedo a partir da atenção ao desenvolvimento integrado do bebê em suas relações iniciais, novos estudos acerca da integração corpo e psiquismo no autismo desde as relações mais arcaicas, instrumentos de acesso ao sofrimento psíquico na clínica do autismo e maneiras de acompanhar o desenvolvimento de indivíduos em atendimento, considerando nuances, aspectos incipientes e singulares emergentes no contato psicanalítico.  Assim, teremos a oportunidade de discutir ao vivo com o público, estudantes e profissionais interessados no tema e protagonistas nessa prática em vários dispositivos de saúde em nosso meio, o que há de mais inovador no tema”, afirma a psicanalista Mariângela Mendes de Almeida, da SBPSP e GGPA, grupo organizador do evento. “Além disso, teremos o prazer de ouvir sobre as mais recentes pesquisas do Dr. Muratori, reconhecido especialista no tema”, conclui.

O evento terá formato híbrido, com a possibilidade de participação presencial, na Vila Olímpia, em São Paulo; ou on-line. As inscrições podem ser feitas pelo site www.sbpsp.org.br, a partir de R$ 75 para filiados, graduandos e profissionais da rede pública. 

Serviço
VIII Jornada sobre Autismo da SBPSP – Atualizações em Autismo
13 de abril, das 9h às 12h
Local: Auditório SBPSP – Av. Doutor Cardoso de Melo, 1450 – 1º andar, Vila Olímpia, São Paulo (SP), com transmissão on-line pela plataforma Zoom
Inscrições pelo site www.sbpsp.org.br (clique aqui)
Mais informações: fabiana@sbpsp.org.br

Sobre a SBPSP


A Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo – SBPSP, desde 1951, é filiada à  International Psychoanalytical Association – IPA (fundada por Sigmund Freud), e tem o propósito de promover o desenvolvimento da Psicanálise e formar futuros psicanalistas, propiciando um ambiente fértil e vivo de aprendizado e de interlocução entre seus membros e com outros campos do conhecimento e da cultura. Conta com 532 membros efetivos e associados e 371 membros filiados vinculados ao Instituto Durval Marcondes, braço encarregado da formação de novos psicanalistas. Seus membros têm participação ativa no cenário nacional e internacional da Psicanálise e na vida associativa também por meio da Federação Brasileira de Psicanálise – FEBRAPSI e da Federação Psicanalítica da América Latina – FEPAL.

Gamaro recebe Prêmio Master Imobiliário por O Parque

Evento retoma o formato presA gentileza urbana proporcionada pelo empreendimento, localizado no Brooklin, foi reconhecida nacionalmenteencial e acontecerá em Campinas, SP

São Paulo, 28 de setembro de 2023 – “O Parque”, complexo multiuso da Gamaro Incorporadora, acaba de ser premiado por sua originalidade. Responsável por oferecer para a cidade uma praça repleta de vegetação originária da Mata Atlântica, o empreendimento recebeu na noite de ontem (27/09) o Prêmio Master Imobiliário, que chega à 29ª edição com chancela das entidades parceiras FIABCI-BRASIL (Federação Internacional Imobiliária) e Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo). Assim, O Parque passa a ser visto como “agente transformador” da arquitetura urbana, na categoria “Empreendimento – Residencial e Comercial” a partir do case “O Parque: Semente de um futuro verde para São Paulo”.

Além de contemplar grandes talentos e ser a maior homenagem que a indústria imobiliária presta aos players do mercado brasileiro, o Prêmio Master Imobiliário é deferência ao alto nível de arquitetura, engenharia, construção, desenvolvimento urbano, incorporação, vendas, administração, publicidade e marketing, entre outros segmentos, e tem a função de divulgar, nacional e internacionalmente, os conceitos inovadores e as experiências bem-sucedidas que possam servir de modelo de inspiração para projetos e políticas que fomentam o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Paradigmático, “O Parque” traduz uma nova forma de conceber a cidade, sob uma perspectiva que eleva o empreendimento aberto e com múltiplos usos a um novo patamar, com a aplicação do conceito urbanístico de cidade verde, que alia a natureza ao conforto e à tecnologia da cidade moderna.

Conheça o conceito Localizado entre estações de trem e metrô, e próximo ao Shopping Morumbi, o empreendimento incentiva as pessoas a caminharem, minimizando o uso de carros. Em um terreno de 38 mil m², “O Parque” é formado por uma torre comercial, duas torres residenciais de alto padrão e uma torre “long stay”. Com fruição pública com lojas, tudo está dentro de um parque de mata atlântica nativa de 10 mil m², com riacho e lago, que recria o bioma ancestral de São Paulo. As torres residenciais de 44 andares estão entre os prédios mais altos de São Paulo, e suas unidades de 78 a 410 m² têm à disposição piscinas, quadras esportivas, espaços sociais e gastronômicos, áreas para as crianças, lazer no térreo e lazer elevado no conceito de “cloud”, que democratiza o skyline em espaços exclusivos nos andares mais altos.


“O empreendimento da Gamaro comprova que há espaço no mercado para integrar a natureza como grande aliada na solução de inúmeros problemas urbanos, em que os serviços ambientais, ou seja, os serviços que a natureza oferece e dos quais a humanidade se beneficia e depende, estão à disposição de todos. Sucesso de vendas de alto padrão, o empreendimento é Master Imobiliário”, diz a justificativa do júri sobre a premiação.

Para nós, esse prêmio vem como o reconhecimento de um trabalho impecável, que irá impactar positivamente nos próximos lançamentos imobiliários – inclusive, de outras empresas. Porque, a partir de agora, os parâmetros estão mais altos, não só sobre tendências arquitetônicas, mas como otimizar o uso dos espaços particulares como equipamentos públicos”, afirma Cecília Maia Noal, CEO da Gamaro.

Temos em O Parque uma área privada aberta à população – um vislumbre de como podem ser as cidades no futuro. Restauramos a paisagem que desapareceu com a degradação ambiental e com a urbanização desenfreada e criamos algo realmente disruptivo e inovador, um empreendimento único no Brasil”, avalia o paisagista e botânico Ricardo Cardim, responsável pelo projeto de paisagismo do complexo.

Noite de premiação

Este ano, a noite de consagração ocorreu em 27 de setembro, no Clube Atlético Monte Líbano, na capital paulista, com a presença de mais de 600 convidados, entre premiados, patrocinadores, autoridades, empresários e líderes de entidades da área imobiliária do Brasil e do exterior.

Formaram o corpo de jurados de 2023 seis entidades ligadas ao setor imobiliário, ao meio acadêmico e ao segmento publicitário – ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), ABECIP (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), AsBEA-SP (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – Regional São Paulo), FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), IE (Instituto de Engenharia) e SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) – representadas por seus presidentes e respectivos pares, e assistidos por um colaborador e três consultores independentes. 

Soberana, imparcial e com atuação totalmente independente, a comissão julgadora avaliou mais de 80 cases inscritos de todas as partes do Brasil e escolheu, por votação, as iniciativas inovadoras, de excelência e de resultados tangíveis para a indústria da construção civil e imobiliária.

Sobre o Grupo Gamaro

O Grupo Gamaro foi fundado em 2006 pelo arquiteto e educador Gabriel Mário Rodrigues, referência em pioneirismo e inovação, e fundador da Universidade Anhembi Morumbi. A instituição lançou, em 1971, o primeiro curso superior de Turismo do mundo e tem até hoje um papel fundamental na educação brasileira. Para comportar o crescimento da universidade, o grupo desenvolveu expertise na construção de edifícios educacionais e, após a venda do complexo de ensino, em 2013, todo esse conhecimento e ousadia foram dirigidos para a incorporação residencial. Criada em 2014, a Gamaro Incorporadora lançou os empreendimentos Piscine Home Resort, Seed, Piscine Station Resort, Galeria 90, O Parque, Terrae, Jardim Lobato e Botaní. Ganhou quatro prêmios Master Imobiliário, o internacional Re-thinking The Future e foi finalista do GRI Awards 2022. https://gamaro.com.br/


Imagens
Nas fotos da premiação:
Cecília Rodrigues Maia Noal, CEO da Gamaro Incorporadora, e Romero Gomes de Albuquerque, diretor de crédito imobiliário do Bradesco. Crédito: Divulgação.
Fotos de O Parque:
Paulo Brenta Photo  
(clique aqui para baixar fotos em alta de O Parque)Assessoria de Imprensa
HCB Comunicação
Helena Castello Branco
Cel.: (11) 99872-3676
helena@hcbcomunicação.com.br

Febrapsi realiza o 29º Congresso Brasileiro de Psicanálise

Evento retoma o formato presencial e acontecerá em Campinas, SP

São Paulo, setembro de 2023 – Entre os dias 1º e 4 de novembro será realizado o 29º Congresso Brasileiro de Psicanálise, promovido pela Febrapsi (Federação Brasileira de Psicanálise), entidade que congrega as 18 federadas vinculadas à Associação Psicanalítica Internacional (IPA), entre elas a SBPSP (Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo). O evento marca a volta do encontro anual presencial, interrompido em razão da pandemia de Covid-19. O centenário texto freudiano “O Ego e o Id” será o guia do tema do Congresso, “O Eu com Isso: Afetos em Emergência”, que atuará como fio condutor para uma reflexão sobre o passado, o presente e o futuro da psicanálise.

O texto de Freud destacado neste ano inaugura a teoria estrutural, ligada também à nova concepção pulsional, inserindo outros elementos constitutivos de caráter enigmático na descrição do aparato psíquico. Transformações essas que aproximam a referida obra freudiana da prática clínica contemporânea e de questões culturais que permeiam a sociedade atual.

As Sociedades e Grupos de Estudos Psicanalíticos Federados realizaram uma série de eventos preparatórios para o Congresso, abordando aspectos clínicos e teóricos de uma maneira aprofundada, com a participação dos membros das federadas e também do público externo. Com relação ao conjunto das atividades científicas, a visão pluralista da FEBRAPSI se materializa na colaboração de todas as federadas e seus membros. As inúmeras propostas de atividades enviadas (que refletem a amplitude do movimento psicanalítico da Federação)  foram organizadas na grade da programação científica já disponível no hotsite do Congresso.  (baixe aqui a programação preliminar do Congresso).

O evento acontecerá no Centro de Convenções Royal Palm Hall, em Campinas (SP), sob os cuidados da anfitriã SBPCamp (Sociedade Brasileira de Psicanálise de Campinas). Estima-se um público próximo de 1800 congressistas, entre psicanalistas de todo o país, profissionais de áreas afins, como psicólogos e psiquiatras, e estudantes universitários.

Serviço
29º Congresso Brasileiro de Psicanálise
Data: 01 a 04 de novembro de 2023 Local: Centro de Convenções Royal Palm Hall
Endereço: Av. Royal Palm Hall, 277 – Jardim Nova Califórnia, Campinas (SP)
Hotsite: congresso.febrapsi.org
Facebook: /febrapsi.org/
Instagram: @febrapsi

Vila Madalena ganhará o jardim residencial mais alto de São Paulo

Com vista panorâmica e lazer exclusivo, refúgio urbano recria paisagem típica da Mata Atlântica

São Paulo, junho de 2023 – Começou a ser construído o empreendimento Jardim Lobato, da premiada Gamaro Incorporadora. Localizado na parte mais elevada do bairro da Vila Madalena, o edifício ganhará o jardim residencial mais alto de São Paulo, com vegetação abundante e árvores frutíferas na cobertura, no 27º andar, e com o bônus de um pôr-do-sol espetacular.


A estética e as cores da fachada, com andares diminuindo em direção ao alto, tiveram inspiração nas montanhas e nas sedimentações rochosas multicoloridas criadas pela natureza ao longo de milhares de anos. Desta forma, a estrutura do prédio tem lajes em diferentes níveis e tonalidades, quebrando a monotonia do cinza de grandes centros urbanos. A área verde foi inspirada nos cumes das serras de parques nacionais e projetada pelo biólogo e paisagista Ricardo Cardim, da Cardim Paisagismo.


“O topo do Jardim Lobato recria uma paisagem de Mata Atlântica típica dos altos da Serra da Bocaina, na divisa entre os Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. O espaço se tornará um refúgio urbano com toda a infraestrutura necessária para proporcionar segurança, tranquilidade e conforto”, explica Cardim.

Paula Otto, sócia-fundadora do escritório Arquitetura Nacional, responsável pelo projeto arquitetônico, conta que a cobertura super vegetada com declives e visuais de tirar o fôlego foi idealizada para ser um espaço de meditação, contemplação e convivência. “O projeto traz a força e a potência da montanha, mas ao mesmo tempo traz leveza, paz e tranquilidade. Este conceito permeia toda a construção, desde os exteriores até os interiores, com materialidade, cores e texturas inspiradas na natureza”, comenta a arquiteta.

  
O Jardim Lobato está situado entre três dos bairros mais desejados de São Paulo: Pompeia, Perdizes e Vila Madalena (a 350 metros do Metrô). Possui apartamentos entre 41,22m² e 205,82m², studios residenciais de 17,02m² até 43,08m² e studios não residenciais de 27,00m² a 43,08m². Em um terreno de 1.315,37m2, a estrutura conta com quatro pavimentos dedicados a áreas de lazer, sendo uma prainha (bar de apoio à piscina), piscina, brinquedoteca, playground, lounge gourmet, terraço de jogos, academia, espaço zen (yoga/pilates), sala de massagem, sauna, coworking e lavanderia coletiva, tudo para o uso residencial. A entrada, acessos e lavanderia dos studios não residenciais são separados das residências, que têm aindagaragem nos três subsolos. A obra será concluída em novembro de 2024.


Atento a rigorosos critérios de sustentabilidade, o Jardim Lobato conquistou a pré-certificação EDGE, sistema criado pelo Banco Mundial para edifícios eco-eficientes que atendam a importantes requisitos sustentáveis. O desempenho do prédio alcançará uma economia significativa em energia, consumo de água e em energia incorporada nos materiais.

Sobre o Grupo Gamaro

O Grupo Gamaro foi fundado em 2006 pelo arquiteto e educador Gabriel Mário Rodrigues, referência em pioneirismo e inovação, e fundador da Universidade Anhembi Morumbi. A instituição lançou, em 1971, o primeiro curso superior de Turismo do mundo e tem até hoje um papel fundamental na educação brasileira. Para comportar o crescimento da universidade, o grupo desenvolveu expertise na construção de edifícios educacionais e, após a venda do complexo de ensino, em 2013, todo esse conhecimento e ousadia foram dirigidos para a incorporação residencial. Criada em 2014, a Gamaro Incorporadora lançou os empreendimentos Piscine Home Resort, Seed, Piscine Station Resort, Galeria 90, O Parque, Terrae, Jardim Lobato e Botaní. Ganhou três prêmios Master Imobiliário, o internacional Re-thinking The Future e foi finalista do GRI Awards 2022. https://gamaro.com.br/

Clique aqui para baixar as imagens – Crédito: Arquitetura Nacional

Astrologia explica tudo sobre Saúde em 2023

Por Vanessa Tuleski

Comparado a 2022, as previsões para 2023 contêm um pouco mais de tranquilidade, de acordo com a Astrologia. Tanto em 2021 quanto 2022 houve uma forte marca de instabilidade da quadratura Saturno/Urano.

Nestes anos, também enfrentamos as consequências da pandemia e tivemos embates importantes no país, além da guerra entre Rússia e Ucrânia, que tem afetado o mundo inteiro.

As previsões abaixo são uma análise profunda dos trânsitos astrológicos que ocorrerão neste ano. São uma interpretação para o coletivo e você poderá entender o que esperar para a Saúde em 2023.

É um ano para se olhar para o mental e o emocional. Com a pandemia controlada, 2022 foi melhor do que 2021 e 2020, é claro. No entanto, as previsões para 2023 mostram que as consequências na saúde mental da população ainda persistem.

Questões como a depressão e sintomas de ansiedade continuam bastante presentes, além de uma tendência a fantasias e dispersão, de uma forma geral.

A entrada de Saturno em Peixes, em março, tende a estabilizar o rescaldo da pandemia. Embora os sintomas físicos da doença já tenham minguado, resta ainda uma epidemia de problemas psicológicos, que tendem a se evidenciar em 2023.

Pessoas que não se recuperaram bem de perdas e lutos ou se acostumaram ao isolamento social podem sentir essas dificuldades por conta de Plutão em quadratura com os Nodos Lunares, como se fosse uma longa crise e algo difícil de recuperar.

As Luas Novas entre de junho a dezembro trazem o período do ano mais delicado para a saúde coletiva, seja a física ou psicológica. Logo, na Lua Nova de novembro, tanto a parte física como a psicológica pode ficar em destaque, com aumento de acontecimento imprevisíveis. Você pode acompanhar as datas de cada Lua Nova no calendário lunar 2023.

Saturno em Peixes é um significador de desencanto, cansaço, perda de sentido. Dessa forma, isto se dá em especial para pessoas que já vêm lutando uma longa batalha até aqui, pois pode trazer uma epidemia de problemas psicológicos.

Do lado positivo, mais atenção será dada a estas questões. No entanto, será preciso evitar comportamentos de vitimização e fantasia (Peixes negativo). Além disso, buscar ajuda em terapias convencionais ou alternativas, preferindo tratamentos constantes (Saturno), que ajudem a alicerçar e construir uma nova perspectiva interna.

Use Júpiter para melhorar a saúde

A dica é tentar mexer mais o corpo, fazer atividades que dão ânimo, que saiam da rotina e levantem o espírito. Aproveite a energia de Júpiter em Áries, que entra o ano e vai até 16/05, para fazer coisas que aumentem sua energia. Arrisque-se um pouco mais, lance-se em aventuras ou coisas novas, bem ao gosto do primeiro signo do zodíaco.

O lado ruim dessa energia ariana é o aumento da irritabilidade, do estresse e da correria. Isto traz consequências para o físico e para a saúde mental. Por isso, saiba a hora de parar e descansar, sem gastar toda a bateria.

Já a entrada de Júpiter em Touro, a partir de 16 de maio, está mais ligada ao sedentarismo e à alimentação desregrada, focada só no prazer. Portanto, você tem que se preparar para não cair nessa tendência.

Use também mais a arte e o artesanato a favor, massagens e aromaterapia, bem como o contato com a natureza, que Touro adora.

As previsões da Astrologia foram feitas com a colaboração do astrólogo Alexey Dodsworth.

Gostou do artigo? Faça as suas previsões pessoais para 2023 no Personare, o maior portal de autoconhecimento e bem-viver do Brasil, que reúne informações sobre tendências para apoiar quem está se programando para este novo ciclo. Na página www.personare.com.br/previsoes-para-2023 há um Menu com os serviços disponíveis como Mapa AstralMapa do Ano 2023,  Tarot Semestral e Revolução Solar. Todos com a versão coletiva e personalizada, que vão orientar a pessoa a viver de maneira mais positiva e próspera. Também já estão disponíveis as tão aguardadas previsões para cada signo.

* Vanessa Tuleski dá consultas astrológica-terapêuticas, é autora do ebook “Signos astrológicos – as doze etapas para a auto-realização” e idealizadora do curso Alimentação no Mapa Astral no portal Personare

Personare tem serviços online com previsões para 2023

Sempre que um ano chega ao fim, vem aquela pergunta: será que o próximo será melhor? Respondendo a expectativa de todos para 2023, já podemos dar spoilers da Astrologia, do Tarot e da Numerologia de que o novo ciclo pede muita reflexão, autoconhecimento e diplomacia para lidar com os problemas. Essas e outras previsões estão no Personare, o maior portal de autoconhecimento e bem-viver do Brasil criado em 2004, que reuniu informações sobre tendências coletivas (gratuitas) e personalizadas para apoiar quem já está se programando para o próximo ano.

Ao acessar a página de previsões (www.personare.com.br/previsoes-para-2023), o internauta se depara com o Menu e encontrará ícones dos serviços disponíveis como o Mapa do Ano 2023Tarot SemestralRevolução Solar entre outros. Todos com a versão coletiva e personalizada, que vão orientar a pessoa a viver de maneira mais positiva e próspera. Também já estão disponíveis dicas sobre a Cor e a Pedra de 2023, além das tão aguardadas previsões para cada signo, não é demais?

No Mapa do Ano 2023 (R$59,30) é feita uma análise do mês de janeiro a dezembro, utilizando somente o seu nome e a data de nascimento. Na amostra grátis desse serviço, por exemplo, o internauta terá revelações sobre as oportunidades mais fortes e a motivação para 2023. Para quem gosta de saber das previsões e tendências neste novo ciclo que está vindo por aí, a ferramenta certeira para isso é da Numerologia.

E para as previsões do amor? Tem algum serviço indicado? Tem sim! Basta escolher o íconePrevisões do Casal para 2023 (R$53,90). De janeiro a dezembro do novo ano serão apontados os desafios, a compatibilidade e o que pode ser potencializado no relacionamento.

Já o Tarot é para os que preferem dicas de como lidar com os desafios do cotidiano. NoPersonare existem várias opções desse universo, mas para as previsões dos próximos seis meses, por exemplo, o Tarot Semestral (R$53,90) é perfeito! São 13 cartas que trazem interpretações sobre vida amorosa, familiar, profissão, saúde, diversão e muito mais. Aproveite este conhecimento para viver melhor a sua rotina.

Mas tem aquele que prefere fazer um mergulho interno no seu emocional e na sua personalidade através das estrelas. Nesse caso, a Astrologia será a melhor escolha. Entre os serviços oferecidos está o Mapa Astral (R$77,30). Com base na sua data, hora e local de nascimento, é possível conhecer as principais características, desde o jeito de amar e até de como se expressar. A Revolução Solar (R$59,30) também é muito procurada nesse sentido. É feita uma análise dos astros do instante do aniversário, apontando as tendências e desafios para o seu novo ano.

Todos esses serviços, com previsões coletivas (gratuitas) ou personalizadas, são para inspirar a transformar positivamente a vida da pessoa. Que o pontapé inicial para 2023 seja este! Feliz Ano Novo!

Links dos serviços:

Mapa Astral
www.personare.com.br/astrologia/mapa-astral 

Mapa do Ano 2023
www.personare.com.br/numerologia/mapa-do-ano 

Tarot Semestral
www.personare.com.br/tarot/tarot-semestral 

Revolução Solar
www.personare.com.br/astrologia/revolucao-solar 

Previsões do Casal para 2023
www.personare.com.br/numerologia/previsoes-do-casal

Paraíso baiano, Imbassaí recebe o 14º Encontro de Culturas do Mundo, em janeiro

Evento reunirá atividades musicais, danças, vivências indígenas e meditação com o intuito de promover diversidade e troca de saberes de diferentes cantos do planeta

Entre os dias 27 e 30 de janeiro de 2023, o Espaço Cultural Tangará Mirim, em Imbassaí, na Bahia, recebe o XIV Encontro de Culturas do Mundo, ação que tem o propósito de promover o intercâmbio entre a diversidade, as percepções sobre o universo, o conhecimento e a riqueza de saberes de diferentes cantos do planeta. O evento vai reunir atividades musicais, dança, expressões culturais de povos originários, terapias e meditação.

Responsável pela concepção do evento, o Centro de Estudos Universais AUM tem a missão de congregar pessoas dispostas a exercerem a sua corresponsabilidade com a transformação do planeta por meio da arte, da ciência e da espiritualidade, e que acreditam no reconhecimento da Terra como pátria.

Reduto que vai receber o XIV Encontro de Culturas do Mundo, o Espaço Tangará Mirim é conhecido por acolher retiros, eventos e atividades nacionais e internacionais com foco na busca pela paz, harmonia e autoconhecimento. Está localizado em meio à belíssima vegetação e perto das mais bonitas praias da região, a 1h15 de Salvador e 10 km da Praia do Forte.

Distrito do município baiano de Mata de São João, no Litoral Norte do Estado, Imbassaí era originalmente uma aldeia indígena que se tornou um dos destinos turísticos mais visitados da Bahia. Hoje, a região tem pousadas, bares, lojas, restaurantes, posto médico e toda a estrutura necessária para receber os participantes. 
Conheça as atividades e os artistas e instrutores do 14
º Encontro de Culturas do Mundo:

Danças:
Betty Gervitz:
a coreógrafae dançarinaconduzirá a Oficina de Danças Étnicas e trará a experiência do movimento saudável e inteligente baseado na organização corporal.
Mariama Camara: a dançarina, percussionista e cantora guineana radicada no Brasil ministrará a Oficina de Danças e Percussão da Guiné Conacri.
Nurit Melamed: a coreógrafa e dançarina virá de Jerusalém para conduzir a Oficina de Danças de Israel.

Apresentações musicais:
Duo Chameh: a dupla iraniana apresentará os instrumentos de corda tradicionais Tar e Santur para interpretar músicas clássicas e modernas de seu país.
Yaman Trio: Gabriel Levy, Marcus Simon e Chadas Ustuntas vão tocar músicas sufi e de diversas partes do mundo.
Mboraí Marae: o trio brasileiro vai revisitar obras de artistas como Zé do Norte, Luiz Gonzaga e Sivuca, além de músicas autorais e cantigas de Reisados e Cocos de Roda.

Indígenas:
Representantes da etnia Fulni-ô: de Pernambuco, eles vão proporcionar aos participantes uma imersão em sua cultura. 
Kuaray Mirim, Wera Xunu e Tainara Takua: os jovens indígenas trarão a tradição de cantos, vivências e sabedoria do povo Guarani Mbya.  

Cultura popular:
Família Menezes: formado por Graça Reis, Bartira, Zezé, Dindinha e Henrique Menezes, da casa Fanti Ashanti, do Maranhão, o grupo vai mostrar as brincadeiras e danças maranhenses.
Mestra Penha e Zé Silva: os músicos vão compartilhar seus conhecimentos e práticas sobre o Coco e a Ciranda da Paraíba. 

Autoconhecimento:
Paulo Machado: o psicoterapeuta junguiano e psiquiatra especializado em técnicas corporais vai conduzir uma meditação através do Chakras.
Marcus Simon: o músico vai unir música e terapia sonora a atividades de respiração e relaxamento.
O evento tem a coordenação musical do músico Carlinhos Antunes, fundador da Orquestra Mundana Refugi.

Serviço
14º Encontro de Culturas do Mundo
27 a 30 de janeiro de 2023
Espaço Cultural Tangara Mirim – Imbassaí, Bahia
Ingressos: R$ 750,00
À venda pelo Sympla e pelo WhatsApp: (11) 3071-3842
Site: www.culturasdomundo.org.br
Instagram: @ceuaum
Crédito das imagens: Divulgação 

Assessoria de Imprensa

Helena Castello Branco (11) 99872-3676 –
helena@hcbcomunicacao.com.br  

Gamaro Incorporadora lança o Espaço Botaní e consolida a inovação como marca

Presente no mercado imobiliário desde 2014, com edifícios localizados em áreas nobres da cidade de São Paulo, marcados pela contemporaneidade e natureza exuberante, a premiada Gamaro Incorporadora inova mais uma vez ao incluir, em seu ambiente de vendas, experiência sensorial em 4D, arte urbana, decorados físicos e no Metaverso, shows de blues e de jazz, e um café aberto ao público externo. Chamado de Espaço Botaní, a iniciativa pretende atrair um público que valoriza ações culturais e novidades, da região e de outras localidades, para lançar um edifício que traduz o conceito de morar em confortáveis apartamentos ou studios e ter uma área de lazer com a qualidade de um clube e a sofisticação de um spa.

Durante o período de vendas, que começou em setembro de 2022 e vai até maio de 2023, antecedendo a construção do edifício, o terreno de 3.000 m2 na Av. Pompeia n. 700 será o mais inovador espaço de vendas do mercado imobiliário brasileiro. Tão inovador que foi batizado de “Espaço Botaní”, ao invés de “estande”, como é comum no setor.

Imagine tudo o que você já conhece de um sofisticado lugar dedicado à venda de imóveis de alto padrão. Adicione a ousadia de ter anexo um café, em parceria com a Pame Padaria Artesanal, que atende o público externo, algo inédito até então. Some a tecnologia de ponta para produção de apartamentos decorados no metaverso, uma sala de experiência sensorial 4D, grafites do artista Gui Mancini e, acima de tudo, o profissionalismo de uma equipe treinada para receber clientes e amigos, incluindo uma hostess que apresenta a história da Gamaro, seu DNA e seu legado: esse é o Espaço Botaní.

Aberto sete dias por semana, inclusive feriados, das 9h às 22h, o Espaço Botani já apresentou um pocket-show com o trio de Marcos Ottaviano, considerado o melhor guitarrista de blues do Brasil, e uma festa com o DJ Cadu Previero, apresentador da 89 FM, a Rádio Rock. Tudo em um ambiente com arquitetura inspiradora e instigante, trazendo arte, cultura e entretenimento para o bairro, incluindo a bela maquete do Botaní.

O empreendimento leva à tradicional avenida Pompeia, na Zona Oeste da cidade de São Paulo, um elegante edifício projetado por Daniel Fernandes Arquitetos Associados, inspirado em torres novaiorquinas, e com área de lazer que agrada ao público mais exigente: quadra de areia, academia, piscinas adulto e infantil, sauna, spa, coworking, sala gamer, brinquedoteca e lounges sobre pergolados envoltos por paisagismo.

Serão 189 apartamentos residenciais com metragens de 60, 78, 98 m2 e unidades duplex, além de 72 studios. Na charmosa torre anexa, serão 32 offices com 13 m2 cada, sobre uma pocket forest em frente à avenida, além de 4 lojas.

Sobre o Grupo Gamaro

Referência de pioneirismo e inovação, a Universidade Anhembi Morumbi, fundada pelo arquiteto Gabriel Mario Rodrigues, tem papel fundamental na educação brasileira por ter lançado, em 1971, o primeiro curso de Turismo do mundo. Para comportar o crescimento da universidade, o grupo desenvolveu expertise na construção de edifícios educacionais e, após a venda do complexo de ensino, em 2013, todo esse conhecimento e ousadia tiveram seu foco dirigido para a incorporação residencial. Criada em 2014, a Gamaro Incorporadora já ganhou três Prêmios Master Imobiliário, o maior do mercado nacional, o terceiro lugar no Prêmio Internacional Re-thinking The Future, com empreendimentos como Seed, Galeria 90, Jardim Lobato e Terrae, e foi finalista do GRI Awards 2022 com O Parque.

Informações sobre o Botaní:
Rubens Vianna – Marketing e Fundação | Gamaro
rubens.vianna@gamaro.com.br
Cel.: (11) 96365-0128

Grupo Gamaro
Site: https://gamaro.com.br/
LinkedIn: grupogamaro
Instagram: gamaroincorporadora

Imagem: Divulgação – Gamaro Incorporadora (baixe aqui em alta)