Em sua 13ª edição, o Arte da Vila destaca criações artísticas produzidas nas ruas e parceria com o movimento BookCrossing.
O diálogo criativo entre o trabalho realizado dentro do ateliê do artista e a arte feita nas ruas é o tema do evento anual Arte da Vila, que acontece nos dias 12 e 13 de abril, na Vila Madalena, em São Paulo. O intercâmbio entre as duas linguagens dá origem a resultados interessantes como joias com aplicação de fotografias, tecidos com referência aos graffitis, murais grafitados em paredes indoor, substituindo as tradicionais telas, entre outras obras.
Cerca de 150 artistas, distribuídos em 45 ateliês, oito coletivos, três galerias e um museu, estão envolvidos em trazer o visitante para dentro de seu espaço de trabalho e mostrar como vivem e criam sua arte. Pintura, cerâmica, graffiti, fotografia, arte têxtil, aquarela, escultura, marcenaria, mosaico e joalheria são algumas das técnicas artísticas apresentadas em 2014.
Surpresas como apresentações de música pop up, instalações, workshops e oficinas completam o passeio. O público contará com transporte gratuito feito por 16 vans que circularão pelas ruas do bairro, percorrendo três roteiros pré-definidos que contemplam todos os endereços dos ateliês participantes.
Para orientar a visita, serão impressos 30 mil mapas com uma breve descrição das atividades desenvolvidas nos ateliês e sua localização, muitos deles escondidos em charmosas ruas do bairro. (veja roteiro completo, no serviço).
Serão mostrados trabalhos de reconhecidos artistas, como o grafiteiro Julio Barreto criador do icônico grafite “Spirit” estampado pelos muros da cidade na dévada de 1980 e 1990. Julio que teve a companhia de Will Eisner, o próprio autor do personagem detetive Danny Colt, o famoso “Spirit”, numa grafitagem pelos muros de São Paulo.
Ele conta que Eisner, em passagem pela cidade, nos idos de 1987, deixou a coletiva de imprensa, atravessou a rua e juntou-se a ele para assinar a figura do Spirit. A imagem tornou-se desejada pelos admiradores de graffiti. Esta e muitas outras histórias, o público poderá ouvir dos próprios artistas em seus ambientes de trabalho!
Destaque para consciência ambiental, cultura e interatividade
Entre as novidades deste ano está a parceria com a empresa Personal CO2 Zero, especializada em neutralização de gases do efeito estufa. O objetivo é fazer o cálculo da quantidade de CO² emitida em decorrência do evento – deslocamento das vans, consumo de energia elétrica e água e geração de lixo -, e fazer a compensação com o plantio de árvores da Mata Atlântica, em mananciais próximos à cidade. Todos os envolvidos, restaurantes participantes, apoiadores e fornecedores, receberão um certificado de suas emissões neutralizadas.
Outra parceria importante é com o movimento BookCrossing, o termo inglês resume a prática de deixar um livro num local público, para ser encontrado e lido por outro leitor, que por sua vez deverá fazer o mesmo. Baseado no conceito de “ler, registrar e libertar o livro”, a prática do BookCrossing prevê o preenchimento de um cadastro dos exemplares no site www.bookcrossing.com a fim de possibilitar o seu rastreamento. A coordenadora do movimento Helena Castello Branco explica que para o Arte da Vila haverá uma banca com livros na Associação Casa da Cidade, na qual o público poderá fazer trocas e saber mais sobre a prática.
E como interatividade é a palavra de ordem, as fotos tiradas pelo público e postadas nas redes sociais Instagram, Facebook e Twitter com a hashtag #artedavila2014 serão exibidas em um telão localizado na Associação Casa da Cidade (endereço no serviço).
Sobre o Arte da Vila
O Arte da Vila é um evento gratuito, oficialmente incluído no Calendário Oficial de Turismo da SPTuris. Ao longo de seus treze anos tornou-se tradicional em São Paulo e tem como principal objetivo a valorização da arte e cultura, a partir da troca de experiências entre visitantes e artistas.
Serviço:
Arte da Vila 2014 – Dias 12 e 13 de abril de 2014 – das 10hs. às 19hs.
www.facebook.com/pages/Arte-da-Vila-Madalena/366042630075218