Com o objetivo de proporcionar aos acadêmicos de Direito e estudantes de pós-graduação uma reflexão sobre a importância da internalização da democracia tanto na dogmática do Direito Administrativo quanto no cotidiano da Administração, a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo lança no dia 29/08 o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito Administrativo Democrático (NEPAD/USP). Trata-se do primeiro núcleo de pesquisas da área registrado no CNPq e o primeiro a estudar a relação da democracia com a Administração Pública.
Para oficializar o lançamento, no dia 29/08, a partir das 19h30, ocorre na FADUSP a palestra “Direito Administrativo Democrático: Democratização da Administração do séc. XXI e de seus Institutos Fundamentais”, com os palestrantes Vasco Pereira da Silva, professor de Direito Administrativo, do Ambiente e Constitucional da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e Thiago Marrara, professor de Direito Administrativo, Urbanístico e Ambiental da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP. A mediação fica a cargo de Gustavo Justino de Oliveira, coordenador do NEPAD/USP e professor de Direito Administrativo da FADUSP.
O NEPAD/USP visa ressaltar ainda mais a importância da prática democrática na base teórica do Direito Administrativo, muitas vezes pouco avesso a ela. Será analisada tal discussão em nível global, com análise de doutrina estrangeira, no intuito de situar tal debate ao redor do mundo. Podendo uma maior democratização trazer efeitos concretos para a ação administrativa como um todo, também não se olvidará da necessidade de um estudo interdisciplinar na abordagem do tema.
Agenda
Palestra: “Direito Administrativo Democrático: Democratização da Administração do séc. XXI e de seus Institutos Fundamentais”
Data: 29 de agosto de 2012 (quarta-feira)
Horário: 19h30
Local: Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – Auditório do 1º andar (Prédio Histórico) – Largo de São Francisco, 95 – Centro – São Paulo/SP
Evento gratuito, sem necessidade de inscrição prévia.
Serão emitidos certificados digitais.
Assessoria de Imprensa
Helena Castello Branco
Comunicação & Cultura