Depois de lançar o livro Ciganos em maio deste ano em São Paulo, o fotógrafo Rogério Ferrari volta à capital para expor 24 imagens em preto e branco extraídas desta obra, a partir de 13 de setembro, no projeto Dançando Pela Paz – Danças e Ritmos do Mundo. Ciganos é o resultado de um trabalho sem precedentes. Durante três meses, entre 2010 e 2011, Rogério Ferrari percorreu um total de 40 municípios, registrando o cotidiano e as diferentes condições de vida de integrantes das comunidades ciganas da Bahia.
Ciganos surge da convivência e da intenção do fotógrafo de transcender a uma estilização, e assim expressar um ponto de vista mais amplo sobre a cultura milenar e sobre a atualidade desse povo. Ciganos, livro e exposição, mostra a vida dos ciganos tal como ela é. O cotidiano de um povo que, como outros, faz parte da história e da formação da sociedade brasileira. O olhar revelado por Rogério Ferrari é o da identidade cultural além dos estereótipos, mantida apesar das perseguições sofridas ao longo de séculos.
Este trabalho está inserido no projeto Existências-Resistências, que o baiano Rogério Ferrari desenvolve há alguns anos e que inclui publicações sobre povos e movimentos sociais envolvendo essa temática, como ensaios com palestinos, curdos, saarauí (povos do Saara Ocidental), zapatistas do México, além dos sem-terra no Brasil. A exposição em São Paulo é uma realização do Centro de Estudos Universais e da Fundação Brasil 2000, e fica em cartaz até 30 de setembro no Teatro Anhembi Morumbi.
Exposição “Ciganos”
de Rogério Ferrari
24 imagens em P&B 40cm X 60cm
De 13 a 30/09
Local: Teatro Anhembi Morumbi
Endereço: Rua Dr. Almeida Lima, 1176, Mooca – Próximo à Estação Bresser-Mooca do Metrô
Telefone: (11) 2872-1457 e 2872-1458
Horários de visitação: de terça a domingo, das 14h às 19h, e até 22h nos dias de espetáculo.
Grátis