Com intuito de valorizar e difundir as diversas manifestações étnicas e culturais do Brasil e do mundo, a Fundação Brasil 2000 e Centro de Estudos Universais realizam uma série de shows de música e dança em São Paulo, além de uma exposição de fotografias e workshop de danças persas, dentro do projeto Dançando Pela Paz.
Parte da programação acontece no Teatro Anhembi Morumbi, começando em 13/09 com o guitarrista flamenco Pedro Soler. Virtuoso e dono de absoluto domínio técnico, Soler interpreta um repertório clássico, músicas próprias e improvisações flamencas, em parceria como violonista francês Philippe Mouratoglou. A abertura do show é feita pelo OCA da Dança, formado por crianças e jovens assistidos pela OCA – Associação Aldeia de Carapicuíba, numa demonstração de danças e ritmos brasileiros.
Em 20/09, a noite começa com a Família Menezes, composta por artistas populares de São Luiz do Maranhão, interpretando composições próprias em estilos como bumba meu boi, coco, samba, maracatu, rastapé e ciranda. Em seguida, sobe ao palco a dançarina e coreógrafa iraniana Rana Gorgani. Acompanhada pelos músicos Ershad Tehrani (Irã), Rabah Hamrene (Algeria) e Rouzbeh Motia (Irã), Rana apresenta as danças tradicionais do Irã, sama-dança sufi, danças do Afeganistão, danças nômades e ritmos persas.
No dia 27/09, o grupo Bálkãn Neo Ensemble, liderado pelo búlgaro Martin Lazarov, convida o público para conhecer a música folclórica tradicional do Leste Europeu, em especial a da região dos Bálcãs. A abertura da noite fica por conta da Família Sbano, ciganos Kalderash que fazem números circenses com laços e chicotes.
No dia 08/11 o grupo Mawaca apresenta o espetáculo Cantos da Floresta. Resultado de um intercâmbio com povos indígenas da Amazônia, o show conta com a presença do povo Kaxinawa, do Acre, representado por Ibã, cantor, xamã e pesquisador dos cantos do nixi pae, e da Comunidade Bayaroá, do Amazonas. No repertório, canções indígenas recriadas pelo Mawaca e dos Kaxinawa e Bayaroá.
Integram também o projeto a exposição Ciganos, com 24 imagens em preto e branco do fotógrafo baiano Rogério Ferrari que registram o cotidiano e as diferentes condições de vida de integrantes das comunidades ciganas da Bahia, e o workshop Danças e Ritmos da Pérsia, com Rana Gorgani.
Agenda
Dançando Pela Paz – Danças e Ritmos do Mundo
Programação:
13/09 (quinta-feira) – OCA da Dança (abertura) e Pedro Soler & Philippe Mouratoglou
20/09 (quinta-feira) – Família Menezes (abertura) e Rana Gorgani
27/09 (quinta-feira) – Família Sbano (abertura) e Bálkãn Neo Ensemble
08/11 (quinta-feira) – Mawaca
Horário: 21h
Local: Teatro Anhembi Morumbi – www.teatroanhembimorumbi.com.br
Rua Dr. Almeida Lima, 1176, Mooca – Próximo à Estação Bresser-Mooca do Metrô (clique aqui para ver o mapa)
Telefone: (11) 2872-1457 e 2872-1458
Capacidade do teatro: 760 lugares
http://www.ingressorapido.com.br
Ingressos: R$ 25,00 (inteira) e R$ 12,50 (meia)
Exposição “Ciganos”
de Rogério Ferrari
24 imagens em P&B 40cm X 60cm
De 13 a 30/09
Local: Teatro Anhembi Morumbi
www.teatroanhembimorumbi.com.br
Rua Dr. Almeida Lima, 1176, Mooca – Próximo à Estação Bresser-Mooca do Metrô
Telefone: (11) 2872-1457 e 2872-1458
Horários de visitação: de terça a domingo, das 14h às 19h, e até 22h nos dias de espetáculo.
Grátis
Assessoria de Imprensa
Helena Castello Branco
Comunicação & Cultura