Seminário celebra 25 anos da Lei de Improbidade Administrativa

Editada em 2 de junho de 1992, a Lei de Improbidade Administrativa completa 25 anos em 2017. Para celebrar sua criação, debater seus avanços e discutir suas possíveis lacunas, a USP sediará no próximo dia 19 de outubro seminário com grandes nomes do meio jurídico. O evento será realizado no Salão Nobre da Faculdade de Direito (Largo São Francisco), a partir das 19h. Na ocasião também será lançado o número especial da Revista Síntese de Direito Administrativo (Editora Síntese), comemorativo dos 25 anos da lei.

Coordenador do encontro, o professor doutor de Direito Administrativo da USP Justino de Oliveira ressalta a importância histórica da lei, mas destaca também suas falhas. “Ao mesmo tempo em que encerra  a disciplina jurídico-normativa daquele que é considerado o melhor – e quiçá – mais efetivo instrumento judicial de responsabilização cível decorrente da prática de atos de corrupção, a aplicação desse diploma legislativo ainda desperta inúmeras dúvidas e enseja acalorados debates, mormente a respeito da intensidade e da extensão das severas restrições patrimoniais impostas aos requeridos durante o seu trâmite, que decorrem frequentemente do mero ajuizamento da ação de improbidade e das sanções e demais consequências da condenação judicial por ato de improbidade administrativa”, diz.

Justino de Oliveira, José Rogério Cruz e Tucci, diretor da Faculdade de Direito da USP, Thaís Boia Marçal, advogada e mestranda em Direito da Cidade pela UERJ, Augusto Dal Pozzo, presidente do IBEJI (Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos da Infraestrutura) e Carlos Sanseverino, presidente da Comissão da Infraestrutura, Logística e Desenvolvimento da OAB-SP, participarão da abertura da programação.

Floriano de Azevedo Marques Neto, professor titular de Direito Administrativo da USP, Igor Tamasauskas, advogado da Bottini & Tamasauskas Advogados, Gustavo Henrique Carvalho Schiefler, doutor em Direito do Estado pela USP, Rafael Wallbach Schwind, advogado e doutor em Direito do Estado pela USP, Rodrigo de Pinho Bertoccelli, advogado e presidente do IBDEE (Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial), e Thiago Marrara, professor de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da USP (Ribeirão Preto), serão os demais debatedores e palestrantes do evento.

 
No encerramento, Justino abordará a aplicação da lei no momento atual, sua utilização no combate à corrupção, sua eficiência judicial e o garantismo constitucional na era da Operação Lava Jato. Apesar de elogiar a operação, o advogado faz algumas ressalvas. “Embora válida e absolutamente imprescindível essa ampla e intensa cruzada nacional de combate à corrupção, importa realçar que, pressionado pela opinião pública no sentido de mostrar resultados efetivos em termos de punição e de responsabilização dos envolvidos nos casos de malversação de dinheiro público, o Poder Judiciário vem assumindo novas posturas e criando novos standards no processamento e julgamento desses casos vinculados à corrupção”, analisa.

O evento tem o apoio das instituições: IBEJI, OAB-SP, JOTA, Sage, SÍNTESE, e IBDEE.
Serviço
Seminário sobre os 25 anos da Lei de Improbidade Administrativa
Dia 19 de outubro, a partir das 19h
Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP (Largo de São Francisco, São Paulo)
Não é preciso fazer inscrição. Não será emitido certificado.

Publicado por Helena Castello Branco

Assessora de Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s