Cine Aldeia aborda importantes temas da cultura indígena

Atividade faz parte da XI Aldeia Multiétnica, no XVII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros 

Chapada dos Veadeiros, 18 de julho de 2017 – Uma das novidades da XI Aldeia Multiétnica, primeira parte do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, é a realização do Cine Aldeia. Até 19 de julho, serão exibidos 37 filmes, entre curtas e longas, e 10 clipes que abordam importantes temas da cultura indígena. A mostra é coordenada pelo cineasta Pedro Guimarães e curada pela jornalista Thais Brito da Silva, que é também uma das realizadoras do Cine Kurumin – Mostra Audiovisual Indígena e do Espalha a Semente – Comunicação e Cultura Indígena, premiado pelo Ministério da Cultura.

Na programação, filmes gravados em territórios indígenas do Brasil, EUA, Canadá, Peru, Panamá, Argentina, Chile, Bolívia, México, Colômbia e Paraguai. Dentre os destaques da mostra, Martírio, de Vincent Careli, que analisa a violência sofrida pelos Guarani Kaiowá, uma das maiores populações indígenas do Brasil, Taego Ãwa, de Marcela Borela, com registros culturais da tribo Ãwa, Demarcação já, de André D’elia, que traz uma homenagem de mais de 25 artistas aos povos indígenas do Brasil, e filmes do cineasta Kamikiã Kisedje. Marcela Borela, Kisedje e Delia participam ainda presencialmente da mostra.

“Os filmes são uma das formas de comunicação possíveis entre os mundos. As imagens do mundo interior se revelam, criando novas possibilidades de existência pessoal e comunitária, curando e guiando os sonhadores e aqueles que os cercam. No cinema indígena, as imagens criam pontes e mostram caminhos para acessarmos a memória do espírito do planeta. Nos relembrar que todos vivemos o mesmo mito: a humanidade”, explica o cineasta Pedro Guimarães, coordenador da mostra.

Serviço:
O que: Cine Aldeia – Mostra de Cinema Indígena
XI Aldeia Multiétnica do XVII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros
Quando: até a 21 de julho de 2017
Onde: Aldeia Multiétnica, Chapada dos Veadeiros, GO (22 Km de São Jorge)
Programação Completa: https://goo.gl/WBHYVe
Fotos de divulgação: https://goo.gl/oe19Nm
Mais informações: www.encontrodeculturas.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s