
O Centro de Estudos Universais está oferecendo 10 bolsas integrais para o IX Encontro de Músicas e Danças do Mundo, que acontece de 23 de janeiro a 01 de fevereiro, no Espaço Cultural Tangará Mirim, em Imbassaí, na Bahia. As bolsas são destinadas a quem desenvolve trabalhos nas áreas de saúde, educação e cultura em comunidades de baixa renda e não tenha condições de pagar o curso, que custa de R$500,00 a R$1.350,00. Os interessados devem mandar carta de interesse e currículo para o e-mail dancandopelapaz@ceuaum.org.br.
“Acreditamos que é uma oportunidade de aprofundar e compartilhar conhecimentos e de se tornar um agente multiplicador em sua comunidade de origem”, explica Glaucia Rodrigues, diretora do evento.
Com o tema ‘A força de um novo tempo’, o encontro trará professores e artistas do Brasil, da Macedônia, Hungria e Irã para oficinas de músicas, dança e canto, e será realizado em dois módulos.
Dividido em ‘Danças e ritmos brasileiros’ e ‘Danças e músicas ciganas’, o Módulo I traz a participação da coreógrafa e instrutora Rosangela Silvestre, criadora da técnica silvestre, inspirada em simbologias e nas danças dos orixás; Maria Esperança Alves e Mestre Raimundo Borges, da Amazônia, para apresentar as danças, batuques e cantorias dessa região; Parafusos, grupo folclórico da cidade de Lagarto/SE, integrado por homens que se vestem com trajes femininos, lembrando uma sequência de anáguas brancas rendadas; Gabriel Levy e Magda Pucci, líder do grupo Mawaca, com as vivências em músicas brasileiras de matrizes indígenas, lusitanas e africanas; e aulas de danças, cantos e músicas ciganas com os artistas Snezana Balkanska, Adrijana Alacki e Goran Alacki (Macedônia), Elsa Balázs e Gusztáv Balázs (Hungria).
Intitulado Práticas ancestrais de cura pelo movimento, o Módulo II conta com a iraniana Rana Gorgani para ministrar aulas de Zaar (dança feminina de cura), giro sufi e ritmos persas, acompanhada pelo multi-instrumentista de música tradicional persa Abbas Jannessari, com a dançarina Paula Lena para dar aulas das danças femininas típicas do Marrocos Guedra e Shikhat; com a brasileira Maria Rosa Freitas ensinando técnicas do giro turco sufi mevlevi; e com o grupo Tenchi Tessen, sediado em Portugal, mostrando a ‘Arte gestual de harmonização do Céu e da Terra’.
O evento é realizado pelo Centro de Estudos Universais, associação sem fins lucrativos que em 1998 criou o projeto Dançando pela Paz, para promover a cultura da paz utilizando como instrumento danças e músicas étnicas. O Espaço Cultural Tangará Mirim está localizado dentro da mata, perto da praia e do Rio Imbassaí, para propiciar recolhimento e harmonia aos que querem entrar em contato com a natureza e consigo mesmo.
Informações
Centro de Estudos Universais
www.ceuaum.org.br
www.dancandopelapaz.com.br
dancandopelapaz@ceuaum.org.br