Lançamento: A Força da Palavra – Betty Milan

Caleidoscópio de ideias contemporâneas, A força da palavra reúne conversas com alguns dos maiores intelectuais e escritores do século 20. São 32 personagens apresentadas na sua originalidade, graças ao procedimento de Betty Milan, que respeita a liberdade e o estilo do entrevistado e não submete o diálogo a esquemas preconcebidos.

Aqui desfilam detentores dos mais importantes prêmios literários de vários países, como o italiano Strega (Claudio Magris), os franceses Femina, Médicis e Goncourt (Alvaro Mutis, Hector Bianciotti, Tahar Ben Jelloun, Dominique Fernandez, Andrei Makine), o Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras (Gilberto Freyre), o Nacional do Livro dos Estados Unidos (Gregory Rabassa). E, claro, dois Prêmios Nobel de Literatura, o mexicano Octavio Paz e o chinês Gao Xingjian.

Comparece ainda um time de mulheres que brilham no ensaísmo e na ficção, como a psicanalista Catherine Millot, estudiosa dos links entre sexo, gênero e literatura; Hélène Cixous, especialista em Clarice Lispector; Alicia Dujovne Ortiz, biógrafa de Evita e Maradona; Françoise Giroud, jornalista e ministra inaugural da pasta da Condição Feminina da França; Michèle Sarde, biógrafa de Marguerite Yourcenar e estudiosa da mulher francesa; Juliette Minces, autoridade em condição da mulher no mundo muçulmano; e a queridinha dos leitores e cinéfilos dos anos 50 e 60, Françoise Sagan.

Uma viagem meditada que se inicia sempre por um livro, A força da palavra tem assunto para todo leitor inteligente – da arquitetura à mestiçagem; do exílio do artista ao roteiro de cinema como literatura; da corrupção dos políticos à má fama de James Joyce em sua terra; da guerra contra a aids à psicanálise; do estatuto de autor de quem dita ao de mero escriba para o que escreve… os temas sempre derivam para enfoques inesperados e surpreendentes num livro de entrevistas que não é comum, porque a entrevistadora é incomum.

História

Publicado pela Editora Record em 1996 e lançado no Auditório da Folha com debate e participação de vários jornalistas. Por causa desse livro, Betty Milan foi convidada a dar conferências por muitos departamentos de jornalismo de universidades brasileiras. Esgotada a obra nas livrarias, a autora preparou a segunda edição corrigida e ampliada, que ganhou mais 11 entrevistas, feitas e publicadas até 2004, incluindo a que lhe foi concedida pelo sociólogo brasileiro Gilberto Freyre sobre a cultura do brincar, e as de dois escritores chineses de destaque: o romancista e dramaturgo Gao Xingjian e o poeta Bei Dao.

Orelhas

A literatura talvez seja a arte de não chamar as coisas pelo seu nome…de se deixar levar pelas palavras. Hector Bianciotti

Marx fez da abertura crítica uma palavra de ordem. Trabalhar com o espírito de Marx significa pensar com espírito de justiça. Jacques Derrida

Há uma relação entre a palavra destino e a palavra liberdade. Afim de que o destino se realize é necessário que ele conte com a cumplicidade dos homens. Octavio Paz

O riso é motivo de orgulho. Para rir é preciso ter coragem. Françoise Sagan

Ficha Técnica
A Força da Palavra
Autora: Betty Milan
Editora Record
2ª edição
Páginas: 404
ISBN: 978-85-01-09990-7
Formato: 14cmx21cm
Preço: R$ 54,90
Gênero: Ensaios

www.bettymilan.com.br

Assessoria de Imprensa
Helena Castello Branco
Comunicação & Cultura

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s