UPF inaugura o 22º Ponto Oficial de BookCrossing no Brasil

A Universidade de Passo Fundo (UPF), RS, inaugura neste dia 02 de outubro o 22º Ponto Ofical de BookCrossing no Brasil. A iniciativa surgiu por parte da comunidade acadêmica do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), com o objetivo de incentivar a leitura. Uma estante permanente do BookCrossing ficará localizada no saguão do Instituto. Para participar da iniciativa, basta ir até o local libertar ou trocar os livros.

De acordo com os organizadores do BookCrossing na UPF, a ideia é que uma vez por mês seja promovido e divulgado um encontro da comunidade de leitores do movimento. O espaço também vai disponibilizar revistas, gibis, CDs, DVDs e outros materiais de leitura para troca.

Os outros Pontos de BookCrossing no Brasil estão localizados em cidades como Americana (SP), São Paulo (SP), Blumenau (SC), Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ). Confira a lista completa aqui.

O que é o BookCrossing?

O BookCrossing é um conceito que pode ser resumido como a prática de deixar um livro num local público para ser encontrado e lido por outro leitor que, por sua vez, deverá fazer o mesmo. O objetivo do BookCrossing é “transformar o mundo inteiro numa biblioteca”.

A ideia foi concebida em março de 2001 pelo programador Ron Hornbaker, nos EUA. No mês seguinte, foi lançado o site http://www.BookCrossing.com . Desde então, o movimento cresce a cada dia, tornando-se global: está presente em 132 países, com mais de 9,3 milhões de livros registrados e 1,3 milhões de membros.

O BookCrossing chegou ao Brasil em 2001, meses depois de ser lançado nos EUA, por meio da Internet e de livros que viajaram de um país ao outro. Está presente em todos os estados brasileiros, com cerca de 9 mil usuários cadastrados. Mais de 10 mil livros registrados foram libertados nos últimos 12 meses no país, pelos organizadores dos Pontos de BookCrossing e por leitores.

Assessoria de Imprensa
Helena Castello Branco
Comunicação & Cultura

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s