Centro de Estudos Universais realiza workshop de dança e percussão com Alessandra Belloni

Com enfoque terapêutico, percussionista italiana apresenta as tradições do folclore do Sul da Itália com tamborins e pandeiros típicos

 

O Centro de Estudos Universais realiza no dia 26 de maio, das 18h às 22h30, o workshop Ritmo é a Cura – Dança e Percussão, que vai apresentar uma série de rituais folclóricos do Sul da Itália que, combinados com o poder único dos tamborins e dos pandeiros, são usados com enfoque terapêutico. A percussionista, cantora, dançarina italiana residente em Nova York Alessandra Belloni é quem ensinará as técnicas, revelando as fortes tradições e riquezas culturais típicas da região.

Faz parte do programa a introdução aos rituais de dança derivados da Tarantela, como  Tammorriata – Dança graciosa e sensual proveniente de Nápoles, ao ritmo de castanholas e do grande pandeiro chamado tammorra. Os movimentos e ritmos seguem uma batida africana de 4/4 tempos. Essa poderosa dança fazia parte dos rituais em homenagem à Madona Negra, originalmente ritos pagãos dedicados à Deusa Mãe Terra Cibele; Ritmo e danza di San Rocco – Dança originária da Calábria, comum durante a Idade Média nos períodos marcados pela peste, criada para ajudar as pessoas a se libertarem do esmagador medo da morte. Devido aos movimentos que induzem ao transe e incessantes giros, muitas pessoas entram em estados de êxtase, similar ao que acontece nas cerimônias sufi (Whirling Dervish ceremonies), e Pizzica taranta – O selvagem ritmo 6/8 da pizzica é acompanhado por dança e canções numa espécie de dançaterapia que leva a um estado de transe, curando desequilíbrios e desordens mentais. Alessandra guiará os participantes em um círculo de dança onde cada qual criará movimentos que imitam uma aranha no solo, liberando o estresse, desbloqueando a energia sexual e abrindo os chakras do coração e da garganta.

“Vivemos em um ritmo muito acelerado. O workshop com Alessandra Belloni remete a culturas ancestrais, que trazem equilíbrio e a pulsação correta ao corpo, e formas de viver mais adequadas ao ser humano” afirma Glaucia Rodrigues, diretora do Centro de Estudos Universais, que recém inaugurou um espaço terapêutico – onde será realizado o evento.

O workshop é indicado aos profissionais das áreas de saúde, artes, educação e social. Além interessados em geral que apreciam abordagens integrativas por meio de dinâmica de ritmos e danças. Não é exigido pré-requisito para se inscrever.

Workshop Ritmo é a Cura – Dança e Percussão
Data: 26 de maio de 2011 (quinta-feira)
Horários: das 18h às 22h30
Local: Centro de Estudos Universais – Espaço Terapêutico
Endereço: Rua Araçari, 218 – Itaim – São Paulo, SP
Inscrições: 11 3847-3555 | 3847-3584 | 3071-3842
Valor: R$ 150,00
Vagas limitadas 

Assessoria de Imprensa
Helena Castello Branco
Comunicação & Cultura

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s