“Noite dos Balcãs” traz a música búlgara e do Leste Europeu a São Paulo

No dia 5 de dezembro, domingo, toda a diversidade sonora da Bulgária, Albânia, Romênia, Turquia e Grécia, entre outras regiões do Leste Europeu, e também da música cigana, estará presente na Noite dos Balcãs, realizada pelo Centro de Estudos Universais, no Teatro Anhembi Morumbi. O espetáculo reúne apresentações Cravo & Cardamomo, com a professora de danças étnicas Betty Gervitz, e da Balkan Drum Band, liderada pelo búlgaro Martin Lazarov.

Durante o show da Balkan Drum Band serão executados ritmos tradicionais das danças búlgaras como ratchenitza e kopanitza, canções como Devoiko Mari Hubava, da região de Rodopi, e Neda Voda Nalivala, da Pirinska Macedônia, e músicas para dançar. O grupo, inicialmente formado para pesquisa e estudo da música dos Balcãs, é composto por Martin Lazarov (oboé e piano), Jean Pierre Ryckebusch (trompete), Claudio Oliveira (bateria e percussão) e Ricardo Zohyo (baixo e bandolin), e contará com a participação especial de Sintia Piccin (sopros e voz) e Richard Fermino (sopros).

Mestre em performance pela Academia de Música de Sófia (Bulgária), Lazarov explica as peculiaridades dos sons de seu país. “As danças folclóricas da Bulgária caracterizam-se por sua diversidade rítmica assimétrica, compassos compostos que agregam a música e a dança em uma integração das artes, que tornam nosso som inconfundível.”.

Já a apresentação Cravo & Cardamomo, realizada por Betty Gervitz e suas alunas, é o resultado da pesquisa em danças étnicas de vários países. “A tônica do trabalho é a disciplina, porém com alegria e prazer. Os alunos se apaixonam pelas danças e alcançam resultados primorosos”, diz Gervitz. Do simbolismo da água, em movimentos que lembram o mar, à energia do fogo, a apresentação demonstra os ciclos da vida e a importância de comemorar as coisas boas da vida.

No final de janeiro, Betty Gervitz e a Balkan Drum Band participam do VI Encontro de Danças e Músicas do Mundo – Dançando pela Paz, que acontece na praia de Busca Vida, Bahia. A programação do evento, organizado pelo Centro de Estudos Universais – AUM, inclui aulas de danças circulares com professores da Sérvia, Grécia, Itália e Brasil. Outras informações disponíveis no site http://www.dancandopelapaz.com.br.

Serviço:

Noite dos Balcãs

Data: 5 de dezembro de 2010
Horários: – 18h Cravo & Cardamomo – 20h Balkan Drum Band
Local: Teatro Anhembi Morumbi
Endereço: Rua Dr. Almeida Lima 1.134 – Brás – São Paulo – SP
Telefones: 11 2872-1457  /  2872-1458
Ingresso: R$ 20,00 (só é aceito pagamento em dinheiro)
Classificação: Livre
Bilheteria: de terça a domingo das 14 às 19h (em dias de espetáculo funciona até o início do mesmo)
Capacidade: 750 lugares
Acentos especiais para obesos
Acessibilidade para cadeirantes
Área para fumantes
Estacionamento em frente (não conveniado)
Cafeteria

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s