Modernista: 80 anos | Panorama Modernista 1925-1932

“Modernista 80 anos” é uma homenagem à “Exposição de uma casa Modernista”, ocorrida em 1930, primeira vez que se tentou no Brasil reunir diferentes artes visuais dentro de uma casa em estilo arquitetônico e decoração modernistas. A casa em que foi realizada a Exposição é a mesma que receberá a mostra atual: a Casa Modernista da rua Itápolis, projetada pelo arquiteto Gregori Warchavchik, restaurada por iniciativa da família Warchavchik e que estará aberta à visitação até 21 de abril.

Reúne móveis e objetos desenhados por Warchavchik, filmes e dezenas de fotografias das décadas de 30 e 40, além de plantas de projetos do arquiteto, como a da residência de Felicíssima Assunção Lara; apartamento em Copacabana; oito casas populares na rua São Samuel, Vila Mariana; nove casas populares na rua Turiassu; conjunto de casas na rua D. Bertha, Vila Mariana; oito projetos de móveis e parque modernista da Vila Mariana. O Warchavchik fotógrafo retratista de pessoas públicas, familiares ou anônimos, com um enquadramento, luz e tratamento muito característicos dos anos 40, também poderá ser visto, em cerca de 30 fotografias inéditas.

“Modernista: 80 anos/Acervo Warchavchik” não se trata de uma reedição da Exposição e, sim, de uma confirmação da pertinência e permanência desse estilo até nossos dias. Ou seja, as condicionantes estéticas e éticas que geraram aquele movimento continuam vivas, mesmo se em outro contexto social, político e tecnológico.

A ação faz parte da Visita guiada Warchavchik, que conta com a mediação de educadores. A programação disponibilizará ao público vans que partirão do MCB com destino à Casa Modernista da rua Itápolis, em diversas datas e horários.
No Museu serão apresentados documentos originais sobre o arquiteto e a casa, na mostra “Panorama Modernista 1925-1932”, com curadoria de Ilda Castello Branco.

Realização: Carlos Eduardo Warchavchik e Piratininga Associados

Visitas guiadas
Saídas do MCB: 27 e 28/3; 3, 4, 10, 11, 17, 18 e 21/4
Horários: sábados, às 10h, 11h, 14h e 15h; domingos, 14h e 15h
Agendamento pelo telefone (11)3032-3727
Gratuito, vagas limitadas

Também é possível conhecer a casa sem participar das visitas guiadas. Veja as datas:
Exposições
Modernista: 80 anos
De 26/3 a 21/4, de quarta a sexta-feira, da 13h às 18h; sabado, domingo e feriado, das 10h às 18h; na rua Itápolis, nº 961
Panorama Modernista 1925-1932- de 23/3 a 18/4, no Museu da Casa Brasileira

Fonte: MCB

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s