Pesquisador e colecionador Roberto Maia estreia blog e programa de rádio no UOL

Conteúdos levam para o portal o que há de mais relevante e curioso na música pop mundial, na opinião de um dos maiores especialistas no assunto

Um dos maiores pesquisadores e colecionadores de música do Brasil, o jornalista Roberto Maia, estreia nesta semana no UOL levando ao portal dois conteúdos que exploram as principais notícias, novidades, curiosidades, além de comentários sobre o universo da música pop mundial de todos os tempos: o Blog do Maia e o programa de rádio Momento Maia

O programa Momento Maia, que começou no rádio convencional, migrou para o podcast e agora é transmitido pela inovadora Rádio UOL, traz toda a expertise deste pesquisador, que há três décadas vem criando novas linguagens para o rádio brasileiro. Como uma espécie de visão pessoal e editorial sobre a música pop mundial, o Momento Maia é dividido em três temas, destacando o que há de mais relevante nas diversas fases da história musical: Aqui (o que acontece atualmente); Ali (assuntos que foram destaque e ficaram esquecidos) e Em todo lugar (a discoteca básica, o que não pode faltar para quem quer saber mais sobre as bases do pop).

O Blog do Maia, uma extensão do Momento Maia, é uma filtragem do mundo da música pop sob a ótica do jornalista, assíduo frequentador de feiras de discos ao redor do mundo, com pelo menos 10 mil horas de concertos pop no ouvido. “Será um raio X do passado, presente e futuro da música pop, passeando sem preconceitos por diversos estilos,  mostrando de perto os fatos e focos mais marcantes deste universo.”, comenta Maia, também conhecido como o Homem Enciclopédia, devido ao seu vasto conhecimento musical.

O blog terá postagens recorrentes, com os seguintes quadros:

  • Vídeos com Maioridade – vídeos com mais de 18 anos (segunda-feira).
  • Seleção Brasileira – comentário sobre um disco nacional significativo ou raro dentro do cenário pop (terça-feira).
  • Independência ou Morte – um destaque de uma gravadora ou banda independente (quarta-feira).
  • Discoteca Básica – um disco que, por algum motivo, não pode faltar em uma coleção ou, no mínimo, vale a pena conhecer (quinta-feira).
  • Vice e Versa – os discos de tributos. Uma febre mundial, trazem regravações de um tema ou banda, fazendo a festa de fãs e colecionadores (sexta-feira).
  • Top Pop – as top listas mais inusitadas.
  • Vale Tudo – postagens sobre diversos assuntos.
  • Memória Pop – as efemérides da música pop.
  • Vale a pena conhecer – novidades interessantes.

Roberto Maia atua como jornalista da área cultural há 30 anos e é engenheiro pioneiro em projetos multimídia. Escreveu para diversos veículos como Bizz, Guitar Player e Folha de São Paulo. Foi produtor das TVs Cultura e Bandeirantes e professor do curso de Comunicação Social da Universidade Anhembi Morumbi (SP). Foi apontado pela revista inglesa Record Collector como um dos grandes conhecedores de música pop do mundo. Possui uma das maiores coleções musicais do Brasil: seu acervo particular já reuniu mais de 50 mil títulos. Como diretor artístico da Brasil 2000 FM, nos anos 80 e 90, criou programas consagrados como Só Sax, Meio Dia Magia, 2000 Volts e Lançamento Nosso de Cada Dia. Recebeu duas vezes o prêmio APCA pela linguagem inovadora da rádio. Como diretor musical da gravadora Ouver foi responsável por mais de 120 lançamentos de discos e DVDs. É autor do livro Rock Brasil, um giro pelos últimos 20 anos (Ed. Esfera, 2003). Em 2006, criou a Agência Pode! de podcasts e videocasts.

O Blog do Maia e o Momento Maia estão disponíveis no portal UOL em http://blogdomaia.blog.uol.com.br e www.radio.uol.com.br/#/programa/momento-maia.

Assessoria de Imprensa:
Helena Castello Branco
Comunicação & Cultura

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s